Após
o segundo ano de efetivo acompanhamento da ação protagonista de professores da
escola pública e dos licenciandos da UECE, de estudos, de pesquisas e de
coformação dos alunos bolsistas com ênfase nas situações de ensino e seus
dilemas, avançamos na reflexão sobre os rumos da escola pública e as situações
de tensão vivenciadas no exercício da docência. Esta compreensão trouxe a
necessidade de pensar a escola e dispositivos de renovação da prática docente,
culminando com a reflexão dos rumos da educação no Ceará.
Entendemos
ser importante pensar coletivamente esta questão em um evento que congregue
amplamente gestores, professores e estudantes da Educação Básica, professores e
estudantes universitários inseridos no Programa e profissionais que contribuam
com a reflexão sobre a escola pública, no sentido de buscar encaminhamentos
para avanços na análise e na prática do trabalho docente e sua relação com o
ensino público e a sociedade. Com este intuito delineou-se a proposta de
realização do I Colóquio de Iniciação à Docência (COINDO), espaço de discussão
e socialização de temas e questões que permeiam a escola pública e o trabalho
do professor, seu desenvolvimento, carreira e valorização.
Este evento foi de
grande importância para compreendermos o cotexto geral no qual a
escola publica esta inserida. Pois, conseguimos ver que existem escolas públicas
que dependendo de sua gestão consegue perpassar
pelas problemáticas governamentais a respeita do investimento
na educação, e com isso, dar uma educação de qualidade para seus
alunos. Inclusive consegue dar mais aulas seguidas de uma única matéria para
tentar dar linearidade ao conteúdo a ser dado.
Por fim,
podemos perceber a necessidade de haver mais encontros como esse, para
entendermos como realmente esta a situação das escoas publicas de uma
forma geral.
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