terça-feira, 7 de agosto de 2012

I COLÓQUIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - COINDOA ESCOLA PÚBLICA EM DEBATE: O CEARÁ EM FOCO





Após o segundo ano de efetivo acompanhamento da ação protagonista de professores da escola pública e dos licenciandos da UECE, de estudos, de pesquisas e de coformação dos alunos bolsistas com ênfase nas situações de ensino e seus dilemas, avançamos na reflexão sobre os rumos da escola pública e as situações de tensão vivenciadas no exercício da docência. Esta compreensão trouxe a necessidade de pensar a escola e dispositivos de renovação da prática docente, culminando com a reflexão dos rumos da educação no Ceará.

Entendemos ser importante pensar coletivamente esta questão em um evento que congregue amplamente gestores, professores e estudantes da Educação Básica, professores e estudantes universitários inseridos no Programa e profissionais que contribuam com a reflexão sobre a escola pública, no sentido de buscar encaminhamentos para avanços na análise e na prática do trabalho docente e sua relação com o ensino público e a sociedade. Com este intuito delineou-se a proposta de realização do I Colóquio de Iniciação à Docência (COINDO), espaço de discussão e socialização de temas e questões que permeiam a escola pública e o trabalho do professor, seu desenvolvimento, carreira e valorização.







Este evento foi de grande importância para compreendermos o cotexto geral no qual a escola publica esta inserida. Pois, conseguimos ver que existem escolas públicas que dependendo de sua gestão consegue perpassar pelas problemáticas governamentais a respeita do investimento na educação, e com isso, dar uma educação de qualidade para seus alunos. Inclusive consegue dar mais aulas seguidas de uma única matéria para tentar dar linearidade ao conteúdo a ser dado.

Por fim, podemos perceber a necessidade de haver mais encontros como esse, para entendermos como realmente esta a situação das escoas publicas de uma forma geral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário