sexta-feira, 7 de setembro de 2012

III Seminário Nacional do Ensino Médio




O II Seminário Nacional do Ensino Médio (SENACEM 2012) traz como tema PROFISSÃO DOCENTE, CURRÍCULO E NOVAS TECNOLOGIAS. O evento será espaço de debate para pesquisadores com experiências em diversas áreas de formação e diversas regiões do país para discutir os desafios e as possibilidades do contemporâneo para a docência e para o currículo do Ensino Médio. Continuaremos, também, pautando o debate sobre as políticas governamentais do Ministério da Educação para o ensino médio e seus reflexos na escola, enfatizando as pesquisas desenvolvidas nas escolas públicas de ensino médio em todo o Nordeste do Brasil, agora estabelecendo relações com outras regiões do país. 

O II SENACEM é realizado pela Faculdade de Educação (FE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com o apoio da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC).

O evento é destinado a estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação, professores universitários, professores da rede estadual de ensino, gestores das escolas de ensino médio e das secretarias estaduais de educação e aos demais interessados em debater a temática. Para ampliar a possibilidade do debate, teremos os Grupos de Discussão (GD) para apresentação de Comunicação Oral, direcionados para professores, para alunos da graduação e para alunos da pós-graduação e Minicursos destinados a todos os interessados.

O SENACEM 2012 é, portanto, momento de aglutinar pesquisadores de diversas trajetórias acadêmicas, predominantemente do Nordeste, mas com trânsito intelectual pelas diversas regiões brasileiras, tendo como foco a necessária relação com o cotidiano escolar e com os docentes que ali atuam.

Objetivos:
Discutir os desafios e as possibilidades das Novas Tecnologias para a profissão docente e para o currículo do Ensino Médio
Discutir as políticas de incentivo ao uso das tecnologias direcionadas às escolas de Ensino Médio.
Divulgar resultados de pesquisas sobre o Ensino Médio desenvolvidas em universidades brasileiras, possibilitando o intercâmbio de ideias entre pesquisadores e instituições que debatem os temas do evento.

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