Relatório de estudo realizado no dia 11.04.2014.
Houve apresentação e discussão do Projeto Institucional e do Subprojeto
(leitura e discussão com cópia impressa). Depois houve a socialização de
sugestões de textos para estudo. (Cronograma de grupo de estudo - organização
das sugestões: coordenação e supervisores).Os bolsistas foram redistribuídos nas
escolas do Subprojeto e marcamos o primeiro dia de vista às escolas, após
Semana Santa. Decidido que haveria o estudo do texto de Rubem Alves - A Alegria
de Ensinar (texto a ser mediado por uma comissão de bolsistas) e o estudo das
Diretrizes do Ensino Médio (texto que será mediado pelos professores
supervisores das escolas).
PAUTA E RELATÓRIO SEGUNDA REUNIÃO 2014 – 2ª REUNIÃO – 11/04/2014
1. Apresentação e discussão do Subprojeto (leitura e
discussão – cópia impressa).
2. Socialização de sugestões
de textos para estudo. (Cronograma de grupo de estudo – organização das
sugestões: coordenação e supervisores).
3. Distribuição dos
bolsistas nas escolas parceiras.
Marcar primeiro dia de vista
às escolas, após Semana Santa.
A partir de hoje, cada
bolsista, quando tiver algum problema, deve procurar os respectivos
coordenadora e supervisor.
RELATÓRIO:
O encontro foi iniciado com
boas vindas e alguns avisos sobre atraso de bolsa e sobre o blog do PIBID que
será atualizado por uma nova comissão de bolsistas que ainda será decidida.
Antes da leitura da pauta, a Profª Rose
apresentou o professor do Liceu do Conjunto Ceará, professor Manoel Neto, que
comporá a equipe dos supervisores. Ele foi selecionado ainda nesta semana em
segunda seleção de supervisores para completar as seis escolas do Subprojeto de
Ciências Sociais. Ele se apresentou e comunicou seus horários.
Apresentação da pauta:
·
Revisão
do Subprojeto
·
Sugestões
de textos para estudo
·
Resultado
das escolas que os bolsistas irão visitar
Após apresentação da pauta teve
início a leitura do subprojeto:
Professora Raquel faz um
levantamento do processo de construção do projeto, como este chegou à forma que
está hoje. Depois relata um pouco sobre como se constituiu o curso de
licenciatura em ciências sociais na UECE em 2003 e sobre a primeira seleção do
PIBID em 2009/2010. Em seguida esclarece o tema do projeto.
Patrícia (bolsista veterana)
propõe continuidade em relação ao projeto de monitoria dos bolsistas do PIBID
nas disciplinas d Práticas de Formação, ao que a coordenação explicou como
ocorreu e que analisará como continuar.
É feito então o detalhamento
das ações do projeto pela Profª Rose, seguida de análise e questionamentos.
Algumas
decisões sobre as próximas reuniões (IMPORTANTE):
- Reunião para o Estudo do texto de Rubem Alves, A alegria
de Ensinar, será no dia 25/04
mediado por um grupo de bolsistas que foi decidido na reunião.
- Reunião para estudo das Diretrizes do Ensino Médio
(texto que será mediado pelos professores supervisores das escolas) acontecerá dia 09/05.
OBSERAVAÇÃO: havíamos
decidido que nosso estudo seria no dia 16/04 em razão de nossa participação em
Palestra no evento Ciclo de Debates no dia 9/05, porém no dia seguinte soubemos
que a referida palestra não mais ocorrerá, portanto, retornamos a nossa data
oficial de reunião dia 09/05, com os
também decididos anteriormente.
- Acontecerá o Ciclo de Debates do dia 06 até o dia 09,
os bolsistas deverão participar do evento como participantes e ouvintes ou
como voluntários para organização, mais informações sobre o evento e interesse
para ser voluntário, entrar em contato com a bolsista Patrícia Maria.
- Nossas próximas ações
serão inserção nas escolas com apresentação do Subprojeto ao Núcelo Gestor na
semana seguinte a Semana Santa e a produção dos Diagnósticos nas escolas que se
iniciarão no mês de maio.
P.s: O estudo das diretrizes será disponibilizado na plataforma, os textos
sínteses deverão ser produzidos pelos bolsistas. As coordenadora ponderaram várias vezes sobre a obrigação do registro
de todos os estudos e ações desenvolvidas em forma de resumo ou resenha e as
ações em diário de campo.
Sugestões
de textos (AVISO):
Os bolsistas, coordenadoras
e supervisores devem enviar sugestões de textos para estudo até a próxima
reunião por e-mail para o grupo do PIBID. Depois as coordenadoras e
supervisores se reunirão para compor um cronograma de estudos já com os textos
escolhidos.
Obs: A professora
supervisora da escola Adauto Bezerra sugeriu que os bolsistas estudassem os
livros didáticos de SOCIOLOGIA das escolas.
Por último, ocorreu a escolha das escolas que os bolsistas
deverão se encaminhar.
P.s: Bolsistas que faltaram a reunião procurem urgentemente uma das quatro
orientadoras do PIBID para se informar sobre a escolha das escolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário