quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Relatório de estudo

Relatório de estudo realizado no dia 11.04.2014. Houve apresentação e discussão do Projeto Institucional e do Subprojeto (leitura e discussão com cópia impressa). Depois houve a socialização de sugestões de textos para estudo. (Cronograma de grupo de estudo - organização das sugestões: coordenação e supervisores).Os bolsistas foram redistribuídos nas escolas do Subprojeto e marcamos o primeiro dia de vista às escolas, após Semana Santa. Decidido que haveria o estudo do texto de Rubem Alves - A Alegria de Ensinar (texto a ser mediado por uma comissão de bolsistas) e o estudo das Diretrizes do Ensino Médio (texto que será mediado pelos professores supervisores das escolas).


PAUTA E RELATÓRIO SEGUNDA REUNIÃO 2014 – 2ª REUNIÃO – 11/04/2014
1. Apresentação e discussão do Subprojeto (leitura e discussão – cópia impressa).
2. Socialização de sugestões de textos para estudo. (Cronograma de grupo de estudo – organização das sugestões: coordenação e supervisores).
3. Distribuição dos bolsistas nas escolas parceiras.
Marcar primeiro dia de vista às escolas, após Semana Santa.
A partir de hoje, cada bolsista, quando tiver algum problema, deve procurar os respectivos coordenadora e supervisor.

RELATÓRIO:
O encontro foi iniciado com boas vindas e alguns avisos sobre atraso de bolsa e sobre o blog do PIBID que será atualizado por uma nova comissão de bolsistas que ainda será decidida.
 Antes da leitura da pauta, a Profª Rose apresentou o professor do Liceu do Conjunto Ceará, professor Manoel Neto, que comporá a equipe dos supervisores. Ele foi selecionado ainda nesta semana em segunda seleção de supervisores para completar as seis escolas do Subprojeto de Ciências Sociais. Ele se apresentou e comunicou seus horários.
Apresentação da pauta:
·         Revisão do Subprojeto
·         Sugestões de textos para estudo
·         Resultado das escolas que os bolsistas irão visitar
Após apresentação da pauta teve início a leitura do subprojeto:
Professora Raquel faz um levantamento do processo de construção do projeto, como este chegou à forma que está hoje. Depois relata um pouco sobre como se constituiu o curso de licenciatura em ciências sociais na UECE em 2003 e sobre a primeira seleção do PIBID em 2009/2010. Em seguida esclarece o tema do projeto.
Patrícia (bolsista veterana) propõe continuidade em relação ao projeto de monitoria dos bolsistas do PIBID nas disciplinas d Práticas de Formação, ao que a coordenação explicou como ocorreu e que analisará como continuar.
É feito então o detalhamento das ações do projeto pela Profª Rose, seguida de análise e questionamentos.
Algumas decisões sobre as próximas reuniões (IMPORTANTE):
- Reunião para o Estudo do texto de Rubem Alves, A alegria de Ensinar, será no dia 25/04 mediado por um grupo de bolsistas que foi decidido na reunião.
- Reunião para estudo das Diretrizes do Ensino Médio (texto que será mediado pelos professores supervisores das escolas) acontecerá dia 09/05.
OBSERAVAÇÃO: havíamos decidido que nosso estudo seria no dia 16/04 em razão de nossa participação em Palestra no evento Ciclo de Debates no dia 9/05, porém no dia seguinte soubemos que a referida palestra não mais ocorrerá, portanto, retornamos a nossa data oficial de reunião dia 09/05, com os também decididos anteriormente.
- Acontecerá o Ciclo de Debates do dia 06 até o dia 09, os bolsistas deverão participar do evento como participantes e ouvintes ou como voluntários para organização, mais informações sobre o evento e interesse para ser voluntário, entrar em contato com a bolsista Patrícia Maria.
- Nossas próximas ações serão inserção nas escolas com apresentação do Subprojeto ao Núcelo Gestor na semana seguinte a Semana Santa e a produção dos Diagnósticos nas escolas que se iniciarão no mês de maio.
P.s: O estudo das diretrizes será disponibilizado na plataforma, os textos sínteses deverão ser produzidos pelos bolsistas. As coordenadora ponderaram várias vezes sobre a obrigação do registro de todos os estudos e ações desenvolvidas em forma de resumo ou resenha e as ações em diário de campo.
Sugestões de textos (AVISO):
Os bolsistas, coordenadoras e supervisores devem enviar sugestões de textos para estudo até a próxima reunião por e-mail para o grupo do PIBID. Depois as coordenadoras e supervisores se reunirão para compor um cronograma de estudos já com os textos escolhidos.
Obs: A professora supervisora da escola Adauto Bezerra sugeriu que os bolsistas estudassem os livros didáticos de SOCIOLOGIA das escolas.
Por último, ocorreu a escolha das escolas que os bolsistas deverão se encaminhar.
P.s: Bolsistas que faltaram a reunião procurem urgentemente uma das quatro orientadoras do PIBID para se informar sobre a escolha das escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário