quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Relatório de Observação da Oficina de Produção Textual

Relatório de Observação da Oficina de Produção Textual pela bolsista Rebeca Mendes, que iniciou suas atividades no PIBID no mesmo período, demonstrando a contribuição de atividades pedagógicas na formação do bolsista já em sua fase inicial.

No período que iniciei minhas atividades do pibid pude participar de algumas atividades, como a oficina de produção textual, realizada com o intuito de ajudar os alunos a obterem um melhor desempenho na produção textual do ENEM. A interação com os alunos nessa oficina é algo que merece destaque.
 Entre as poucas atividades que participei até agora no projeto, poder ter feito parte daquele momento e poder ser canal de ajuda para aqueles alunos foi bastante significativo. E mesmo sendo uma atividade puxada mais para a área de Letras, poder ter dado auxilio junto a nossa bagagem adquirida até o momento em relação a temas discutidos na sociedade e poder escutar a opinião de cada um e poder, de certa forma, expressar a nossa, foi bastante gratificante e proveitosa tanto para os alunos, quanto para a equipe do pibid do Liceu do Conjunto Ceará que teve essa oficina como primeira experiência de contato direto com os alunos. O tema que gerou a discussão na oficina foi relacionado à violência, tema esse escolhido pelos próprios alunos do Liceu. Como é um tema bem presente no cotidiano tivemos certa facilidade de despertar o dialogo com os alunos que participaram da oficina.
A oficina foi realizada durante dois dias seguidos, no turno da manhã (03 e 04 de novembro de 2014) e durante esses dois dias a atividade foi dividida em etapas, sendo o primeiro dia responsável pela apresentação do tema e a parte da estrutura da redação exigida pelo ENEM. O segundo dia revisamos os assuntos apresentados no primeiro dia e seguimos com uma discussão sobre o tema Violência.
Mesmo a atividade realizada com alunos no contra turno de suas aulas, com o tempo reduzido para essa atividade e com a pressão da semana do vestibular e da proximidade com as atividades avaliativas da escola, a experiência foi muito válida, mesmo com uma presença reduzida de alunos devido a essas eventualidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário