sábado, 21 de abril de 2012

27 º ENECS 2012 – RS



A Comissão Organizadora (CO ENECS) apresenta oficialmente, o 27º Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais (XXVII ENECS)! Este ano, o Encontro ocorrerá na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, entre os dias 21 e 28 de julho de 2012.
O XXVII ENECS é resultado de um importante processo de rearticulação do Movimento Estudantil de Ciências Sociais, que vem ocorrendo nos últimos períodos, tanto em nível nacional, como em nível local, na UFSM.
A temática a ser debatida e problematizada neste Encontro será ‘Democracia e Educação: Libertar para Romper Fronteiras!’. A escolha desta temática levou em consideração uma série de fatores conjunturais e/ou teóricos, dentre os quais destacamos:
- A maioria dos membros da CO ENECS participaram da construção da II Semana Acadêmica Integrada de Ciências Sociais e Sociologia da UFSM, ocorrida em 2011, cujo tema foi ‘Educação pra que(m)?’, gerando um importante acúmulo para a CO ENECS e para os demais acadêmicos da escola sede. Já em 2010, o tema da Semana Acadêmica havia sido ‘Democracia: as Diferentes Interfaces’;
- A atual política do Movimento de Estudantes de Ciências Sociais (MECS) e as bandeiras de luta, aprovadas no XXVI ENECS BH, como a pauta dos 10% do PIB para a educação, por exemplo;
- O entendimento de que a educação é sempre intencional, assim como o resultado complexo de interações e disputas por hegemonia, em termos gramscianos, entre as classes sociais, sendo necessário lutar por uma educação popular, libertadora e de empoderamento das classes oprimidas, e que se contraponha as propostas tradicionais, reprodutoras de lógicas sociais dominantes;
- O avanço na construção de uma gestão do ENECS, baseada na metodologia do Instituto de Educação Josué de Castro (IEJC), buscando educar para práticas críticas e autônomas;
- Problemáticas e ações decorrentes do retorno da disciplina de sociologia ao Ensino Médio, como: surgimento da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS), discussões sobre Projetos Político-Pedagógicos, reforma do Ensino Médio no Rio Grande do Sul, etc;
- As diversas ações ao redor do mundo, iniciadas pela Primavera Árabe, visando à democracia, criticando o capitalismo e cobrando dos governos, saídas para a crise capitalista, que não passem pela pauperização ainda maior da classe trabalhadora.
- No Brasil, a intensificação de políticas de criminalização da pobreza e da juventude, como no caso da truculenta reintegração de posse de Pinheirinhos, em São Paulo, que resultou em milhares de pessoas sem-teto; assim como a violenta desocupação da Reitoria da USP, ocupada por estudantes que lutavam por mais democracia no Campus e transparência na gestão do reitor Rodas.
Em se falando especificamente sobre educação, a mesma ainda é tida, nos discursos oficiais, como principal caminho para a eqüidade, uma espécie de ‘trampolim’ para ascensão social. Entretanto, raramente se discute o papel emancipatório que deve ter a educação, isto é, somos educados para ser mão-de-obra para o mercado capitalista, mas não para desenvolver o senso crítico e a cidadania.
Além disso, assistimos no Brasil, um avanço cada vez maior de políticas educacionais que precarizam a educação pública, em todos os níveis, e aprofundam o processo de mercantilização e privatização do ensino, que se torna cada vez mais, uma mercadoria, acessível apenas aos que podem pagar por ela.
Por outro lado, apesar de a educação popular ser um tema que vem sendo debatido há décadas, com algumas experiências exitosas (mas sempre em nível micro), ainda não temos um modelo consolidado de educação que seja pensada pelo povo e para o povo. Recentemente, no ano de 2011, realizou-se em Porto Alegre, o I Seminário Nacional sobre Universidade Popular (I SENUP), no qual foram debatidas algumas diretrizes básicas para o desenvolvimento da educação popular.
Deste modo, sabendo das problemáticas que a educação enfrenta em nosso país, assim como a dificuldade de organização do MECS, o XXVII ENECS tem por objetivo avançar e fortalecer a Articulação Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais (ANECS), através do debate e da prática, dinamizando o processo de comunicação entre as escolas rumo a uma articulação, composta por estudantes de Ciências Sociais de luta, fomentando o espírito de indignação social, ao mesmo tempo que instiga o desenvolvimento de um processo de construção coletiva e transformação da sociedade. Para tanto, a Comissão Organizadora enfatiza a importância de, cada vez mais, qualificar o caráter de participação dos Encontros, visando à formação do cientista social militante, através de espaços que estimulem o crescimento e a formação.
Além disso, vale mencionar que o XXVII ENECS desempenhará um importante papel, neste contexto de reorganização do Movimento Estudantil de Ciências Sociais, uma vez que debateremos qual será a estrutura organizativa que nos representará (Federação, Executiva, etc), tendo o Encontro um caráter constituinte.
Por fim, destacamos que a partir de agora, este blog (www.enecs2012.blogspot.com), assim como  no Facebook (Emecs Santa Maria), são os meios oficiais de informação sobre o XXVII ENECS, através dos quais vocês encontrarão semanalmente, novas informações sobre o Encontro.
Sejam todos bem-vindos ao XXVII ENECS! Esperamos por vocês em Santa Maria!


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