sábado, 21 de abril de 2012

IV Semana de Ciências Sociais - UECE



De 23 a 27 de Abril de 2012, se realizará na Universidade Estadual do Ceará a IV Semana de Ciências Sociais da UECE. O evento, que teve sua ultima edição realizada entre os dias 09 a 13 de Março de 2009, é um importante espaço de debate voltado especificamente para a realidade do curso de Ciências Sociais da UECE.
O Evento busca congregar todos os estudantes do curso e contribuir para a formação científica, sociopolítica e cultural dos estudantes, através de trocas de experiências político-acadêmicas (palestras, mini-cursos e apresentação de trabalhos) e vivências socioculturais (oficinas, intervenções e manifestações artísticas-culturais), presentes durante os cinco dias de evento.
A Semana pretende trabalhar diversas linguagens que ampliam a possibilidade de expressão para além da verbal, visando contribuir para a formação de sujeitos sociais ativos.
A partir disso, a IV Semana vem da necessidade de uma série de mudanças e reformulações pensadas no intuito de superar os muitos problemas encontrados na Ciências Sociais, na perda de seu caráter crítico questionador e preocupado com as transformações em sociedade, faz-se urgente repensar e reformular nossa formação teórica e prática, entendendo que tais questionamentos fazem parte de um contexto global de reorganização do mundo do trabalho e construção e reconstrução de novos paradigmas.
Diante disso, acreditamos ser fundamental que a própria Ciência Social debata e formule sobre si mesma, avaliando constantemente o ofício de Antropólogo, Sociólogo e Cientista Político e como eles se modificam num contexto de crise que vai para além da esfera econômica, mas social, política e ambiental, acentuada a partir da década de setenta.
Em um período de notória ebulição social, com revoluções no mundo Árabe, intensas mobilizações estudantis no Chile, acirramento das contradições econômicas e sociais que trouxeram a volta de milhares de pessoas as ruas da Europa e EUA, entendemos ser obrigação das Ciências Sociais analisar, entender e apontar perspectivas para uma realidade em evidente transformação que toma o início da segunda década do século XXI, para que analisemos tais transformações bem como suas consequências nos vários âmbitos da vida social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário