sábado, 26 de maio de 2012

OFICINA FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA DA ARTE



Dando continuidade ao debate sobre o papel do livro didático na formação do estudante de Licenciatura em Ciências Sociais, a oficina Fundamentos de Sociologia da Arte teve como objetivo incitar os graduandos, ligados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará (UECE), a refletirem sobre a relação que se configura entre indivíduo e sociedade a partir das particularidades que caracterizam o âmbito da arte. Deste modo, a partir da produção do Almanaque do Zé, e sua distribuição na rede municipal de ensino em Fortaleza, a oficina fomentou uma apropriação didática deste material por parte dos estudantes ligados ao PIBID, considerando a perspectiva da Sociologia da Arte.

A oficina foi ministrada pela Professora Dra. Kadma Marques (UECE) e pela bolsista Mona Lisa Noronha Pinheiro (PIBID/UECE) no Ateliê do cenógrafo Marcelo Santiago.


Nosso anfitrião, o cenógrafo Marcelo Santiago


1º momento:
Abertura da oficina pela pibidiana Mona Lisa Noronha Pinheiro.
2º momento
Exibição do vídeo Quem tem medo de Arte Contemporânea?
3º momento
Exposição de conceitos, formulações e estratégias de investigação no âmbito da Sociologia da Arte pela professora Dra. Kadma Marques Rodrigues.
4º momento
Lanche.
5º momento
Encerramento da oficina pela coordenadora do PIBID de Ciências Sociais da UECE Rosemary de Oliveira Almeida.






Nenhum comentário:

Postar um comentário