terça-feira, 20 de novembro de 2012

Mini Curso de Metodologias Áudio Visuais na Semana Universitária 2012


O PIBID de Sociologia da UECE ofereceu durante a semana universitária UECE 2012 o mini curso de Metodologias Áudio Visuais.

O minicurso, ministrado em forma de oficina, pretendeu pensar metodologias áudio visuais e criar meios diferenciados de trabalhar os conteúdos em sala de aula, de modo a contribuir com a formação docente. Enquanto aprendizes do ofício docente, inúmeras vezes nos deparamos com a dificuldade de transformar os saberes científicos das ciências sociais em saberes escolares.


Esta atividade é parte de um processo em que conhecer, pensar e renovar a prática docente se dá de uma forma simultânea e não linear. Pensada de forma coletiva e colaborativa, a oficina apresenta diversas estratégias e metodologias de abordagem da sociologia no ensino médio, entre elas: charge, poesia, notícia, vídeo, filme e música.




A abordagem destes recursos se dão correlacionados ao estudo de conteúdos do livro didático de Sociologia para o Ensino Médio. A oficina contou com a participação de bolsistas, de estudantes do curso de Ciências Sociais e de outras graduações, além de professores da rede estadual de ensino. A utilização dessas ferramentas no planejamento das aulas, de forma crítica e criativa, podem instigar a reflexão sobre as relações sociais e as diferenças culturais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário