sábado, 1 de dezembro de 2012

I SEMANA DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS - UECE



PERÍODO – 5 A 7 DE DEZEMBRO DE 2012

 TEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA EM PRÁTICAS DE FORMAÇÃO E ESTÁGIO NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UECE

Em decorrência do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UECE estar em processo permanente de ajustes e adequação de sua estruturação curricular, importante fortalecer, nesse processo, a afirmação de espaços de interlocução entre as disciplinas do núcleo pedagógico do Curso. 

A semana dedicada às atividades de pesquisa realizadas por alunos e mesmo por professores da Licenciatura tem como proposição o fortalecimento e a criação, no ambiente acadêmico e científico, do lugar e importância da pesquisa como componente curricular e, especificamente, como conteúdo e práticas indissociáveis das disciplinas das Práticas de Formação e dos Estágios Curriculares Supervisionados.

Embora a pesquisa como prática fundamental da formação docente dos(as) estudantes  da Licenciatura em Ciências Sociais, ainda é possível afirmar a pouca visibilidade do que estudantes dessas disciplinas vem realizando nas escolas onde passam atuar, seja como estagiários docentes, seja como alunos observadores das escolas de Ensino Médio .

A troca de experiências de pesquisa entre as várias Práticas de Formação e de Estágios Supervisionados é um modo de fortalecimento das pesquisas realizadas no âmbito dessas disciplinas. Embora a pesquisa venha sendo experimentada no Curso como prática estruturante da formação docente, ela não tem tido espaço privilegiado de intercâmbio no próprio Curso. Este cenário vem alterar-se com a implantação do PIBIB, sem que ainda se constitua como Projeto capaz de mobilizar o conjunto das disciplinas pedagógicas da Licenciatura e da totalidade dos estudantes.

Mais informações em: http://semanalicenciaturacs.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário