quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Relatório da 1ª Reunião de Planejamento

Relatório da 1ª Reunião de Planejamento realizado no dia 02.05.2014. Foram planejadas as primeiras visitas às escolas e dinâmica de trabalho: Dinâmica de visitas dos alunos à escola - 2 vezes por semana: 1 tarde para dedicar-se a observação da ação docente em sala de aula - OBSERVAÇÃO (Ver Roteiro); 1 tarde para realizar ações na escola. Exemplo: primeira ação: Diagnóstico.

RELATÓRIO REUNIÃO DE PLANEJAMENTO COM SUPERVISORES
DATA: 02.05.14
Pauta:
1. Visitas às escolas/ Dinâmica de trabalho
Dinâmica de visitas dos alunos à escola – 2 x semana: 1 tarde para dedicar-se a observação da ação docente em sala de aula – OBSERVAÇÃO (Ver Roteiro); 1 tarde para realizar ações na escola. Exemplo: primeira ação: Diagnóstico.
Primeira ação – Diagnóstico – Ver Roteiro
Discussão sobre o início das atividades, foco do PIBID na formação do licenciando. Atenção para o tempo de cada um, o momento inicial, pois há muitos alunos do segundo semestre. Cuidar para não avançar rapidamente em várias ações e atentar para o PLANO DE AÇÃO DO SUBPROJETO. A ideia é conhecer nesse primeiro semestre.
Sobre autonomia de atividades nas escolas – desenvolver atividades em consonância com a dinâmica e necessidades da escola, mas ter cautela nesse início. Atender as demandas da escola paulatinamente, mas sempre lembrando que o foco é a formação.
Planejamento – importância de reuniões de planejamentos constantes entre supervisores e bolsistas.
Horários de aulas para observação dos bolsistas – dispor os bolsistas em salas de aula conforme horários dos professores. Organizar em duplas ou mais (ver horário de cada supervisor), em turmas para que o aluno acompanhe inicialmente uma turma para perceber sua dinâmica etc. Nos casos de professores que têm poucos horários à tarde, ver possibilidade de inserção dos bolsistas em salas de aula de colegas que possam e queiram contribuir. Mas, ficou acertado que, na próxima lotação, os professores atentem para buscarem mais horários de aula à tarde. Com o tempo, quando os alunos tiverem horários vagos, pela manhã, isso pode ser modificado.
Função de cada um
Coordenadoras: presentes na escola pelo menos 1 vez por mês, pelo menos neste início. Fazer leitura dos registros dos alunos. Pensar o Diário de campo (reunião de estudo sobre isso). Ver termo de compromisso. Ver Manual de Procedimentos do PIBID.
Supervisores: acompanhar todas as atividades do licenciando de modo a contribuir com sua formação teórica e prática, como também atendendo as anseios e dinâmica da escola. Ver termo de compromisso.
Sobre Frequência dos bolsistas na escola: supervisores criar um instrumental simples para assinaturas dos bolsistas nos dias de estadia nas escolas.
Comunicação: atentar para a comunicação oficial ser garantida mediante email institucional para evitar problemas de “telefone sem fio”. Para assuntos institucionais, comunicar-se via email do grupo. Quanto a facebook, OK para os grupos criados, servindo de comunicação entre bolsistas, entre bolsistas e supervisores e coordenadoras, mas, reuniões, marcação de visitas, decisões etc. serão repassadas via email institucional.
2. Calendário de estudos
Maio
9 – Breve apresentação dos grupos (3 grupos de bolsistas); Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica – Ensino Médio. (Supervisores: Rodrigo e Walter).
23 – Continuação estudo das Diretrizes (Supervisores Mapurunga e Neto); Estudo da Obrigatoriedade e Exclusividade (Patrícia e Thalita)
Junho
6 – Orientações Curriculares para o Ensino Médio – ciências humanas e suas tecnologias. (Supervisores Marilene e Judas).
27 – Livro: Professores reflexivos em uma escola reflexiva – Isabel Alarcão (Coordenadoras).
Julho
11 – Texto Saberes Docentes e Formação profissional – Tardif
25 – O professor, seu saber e sua pesquisa - Ludke
Agosto
8 – Na trilha de uma Sociologia da educação de jovens – Janice Tirelli Ponte de Sousa.
3. Discussão do Diagnóstico e Roteiro da Ação Docente
Enviar aos supervisores para leitura e críticas/sugestões. Mas, foi dito que era um roteiro construído no PIBID, podendo ser aceito e modificado depois.
Coordenadoras marcarão reunião com bolsistas para estudo do Diagnóstico e do Diário de campo. OK.

Nenhum comentário:

Postar um comentário