Relatório da 1ª Reunião de Planejamento realizado no dia 02.05.2014.
Foram planejadas as primeiras visitas às escolas e dinâmica de trabalho: Dinâmica
de visitas dos alunos à escola - 2 vezes por semana: 1 tarde para
dedicar-se a observação da ação docente em sala de aula - OBSERVAÇÃO (Ver
Roteiro); 1 tarde para realizar ações na escola. Exemplo: primeira ação:
Diagnóstico.
RELATÓRIO
REUNIÃO DE PLANEJAMENTO COM SUPERVISORES
DATA:
02.05.14
Pauta:
1.
Visitas às escolas/ Dinâmica de trabalho
Dinâmica
de visitas dos alunos à escola – 2 x semana: 1 tarde
para dedicar-se a observação da ação docente em sala de aula – OBSERVAÇÃO (Ver
Roteiro); 1 tarde para realizar ações na escola. Exemplo: primeira ação:
Diagnóstico.
Primeira
ação – Diagnóstico – Ver Roteiro
Discussão sobre o
início das atividades, foco do PIBID na formação do licenciando. Atenção para o
tempo de cada um, o momento inicial, pois há muitos alunos do segundo semestre.
Cuidar para não avançar rapidamente em várias ações e atentar para o PLANO DE
AÇÃO DO SUBPROJETO. A ideia é conhecer nesse primeiro semestre.
Sobre autonomia de
atividades nas escolas – desenvolver atividades em consonância com a dinâmica e
necessidades da escola, mas ter cautela nesse início. Atender as demandas da
escola paulatinamente, mas sempre lembrando que o foco é a formação.
Planejamento –
importância de reuniões de planejamentos constantes entre supervisores e
bolsistas.
Horários de aulas para
observação dos bolsistas – dispor os bolsistas em salas de aula conforme
horários dos professores. Organizar em duplas ou mais (ver horário de cada
supervisor), em turmas para que o aluno acompanhe inicialmente uma turma para
perceber sua dinâmica etc. Nos casos de professores que têm poucos horários à
tarde, ver possibilidade de inserção dos bolsistas em salas de aula de colegas
que possam e queiram contribuir. Mas, ficou acertado que, na próxima lotação,
os professores atentem para buscarem mais horários de aula à tarde. Com o
tempo, quando os alunos tiverem horários vagos, pela manhã, isso pode ser
modificado.
Função
de cada um
Coordenadoras:
presentes na escola pelo menos 1 vez por mês, pelo menos neste início. Fazer
leitura dos registros dos alunos. Pensar o Diário de campo (reunião de estudo
sobre isso). Ver termo de compromisso. Ver Manual de Procedimentos do PIBID.
Supervisores:
acompanhar todas as atividades do licenciando de modo a contribuir com sua
formação teórica e prática, como também atendendo as anseios e dinâmica da
escola. Ver termo de compromisso.
Sobre
Frequência dos bolsistas na escola: supervisores criar um
instrumental simples para assinaturas dos bolsistas nos dias de estadia nas
escolas.
Comunicação:
atentar para a comunicação oficial ser garantida mediante email institucional
para evitar problemas de “telefone sem fio”. Para assuntos institucionais,
comunicar-se via email do grupo. Quanto a facebook, OK para os grupos criados,
servindo de comunicação entre bolsistas, entre bolsistas e supervisores e
coordenadoras, mas, reuniões, marcação de visitas, decisões etc. serão
repassadas via email institucional.
2.
Calendário de estudos
Maio
9 – Breve apresentação
dos grupos (3 grupos de bolsistas); Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Básica – Ensino Médio. (Supervisores: Rodrigo e Walter).
23 – Continuação estudo
das Diretrizes (Supervisores Mapurunga e Neto); Estudo da Obrigatoriedade e
Exclusividade (Patrícia e Thalita)
Junho
6 – Orientações
Curriculares para o Ensino Médio – ciências humanas e suas tecnologias. (Supervisores
Marilene e Judas).
27 – Livro: Professores
reflexivos em uma escola reflexiva – Isabel Alarcão (Coordenadoras).
Julho
11 – Texto Saberes
Docentes e Formação profissional – Tardif
25 – O professor, seu
saber e sua pesquisa - Ludke
Agosto
8 – Na trilha de uma
Sociologia da educação de jovens – Janice Tirelli Ponte de Sousa.
3.
Discussão do Diagnóstico e Roteiro da Ação Docente
Enviar aos supervisores
para leitura e críticas/sugestões. Mas, foi dito que era um roteiro construído
no PIBID, podendo ser aceito e modificado depois.
Coordenadoras marcarão
reunião com bolsistas para estudo do Diagnóstico e do Diário de campo. OK.
Nenhum comentário:
Postar um comentário