Relatório
da 2ª reunião de planejamento geral entre coordenadoras e supervisores
realizada no dia 16/06/2014 abordando sobre: freqüência dos licenciandos
nas visitas à escola e às reuniões de estudo; discussão sobre como fechar o
diagnóstico; planejamento das próximas ações do PIBID: Participar das
atividades das escolas parceiras (paralela e contínua) planejar juntos nas
escolas e na UECE; Oficinas sobre temáticas sociológicas apoiadas no Kit Didático com 4
horas; Oficinas de áudio, vídeos e teatro popular; 06 oficinas de
fanzine, nas 06 escolas; Enquete
para sondagem de temas sociológicos; 6mini-cursos sobre produção e
interpretação textual nas 6
escolas.
REGISTRO DA REUNIÃO DO PIBID – 16/06/2014 ENTRE A COORDENAÇÃO
DE ÁREA E OS PROFESSORES SUPERVISORES
O primeiro
ponto da pauta se referiu à freqüência
dos licenciandos nas visitas à escola e às reuniões de estudo. Foi acertado
que os professores supervisores passariam a freqüência dos estudantes por mês
para cada coordenadora arquivar. Comentou-se ainda que a comunicação precisa
melhorar, devendo cada bolsista informar sua ausência por email para o
professor supervisor, para a coordenadora e para o grupo, não só em email
particular à coordenação nem tampouco somente aos colegas.
O segundo
ponto da pauta foi a discussão sobre como
fechar o diagnóstico. Ficou acertado que os pontos 1 e 2 deveriam ser
concluídos até a data limite de 29 de agosto, 6ªfeira. Neste ponto acertou-se que o calendário de
trabalho do PIBID no recesso das escolas entre junho e 14 de julho seria
cumprido com a continuidade dos estudos entre a coordenação e os licenciandos.
O terceiro
ponto da pauta foi o planejamento das
próximas ações do PIBID, que serão
apresentadas a seguir, em detalhamento:
·
Participar
das atividades das escolas parceiras (paralela e contínua) planejar juntos nas
escolas e na UECE;
·
Oficinas
sobre temáticas sociológicas apoiadas no Kit
Didático com 4 horas. Primeiro o grupo se apropria, professores
supervisores e coordenação; segundo, este grupo multiplica em cada escola,
convidando outros professores da área. O primeiro momento em agosto (1ª Sexta-feira) no Campus de Fátima às
14 horas. Nesta data os bolsistas já estarão sistematizando o relatório. O
segundo momento será entre 04 a 11 de setembro, tendo como temas centrais
cidadania, trabalho e cultura. Prof. Rosemary pede para registrar as datas de
04 de setembro para a Escola Liceu e 11 de setembro para a Escola Otávio
Terceiro de Farias; ↔ revisado em 31 de julho pela
coordenação para a data de 05 de setembro a ser feita com o grupo
todo, conjuntamente. Ver
algum auditório disponível para a atividade (repassar tarefa para Lucas e
Giovani bolsistas PIBID) – Responsáveis Rose e Judas Tadeu –
convidar Bruna e Giza – ex-bolsistas.
·
Oficinas de áudio, vídeos e teatro
popular; promover 3
oficinas em cada escola com 20 vagas para os estudantes (decidiu-se fecharmos
12 vagas para os estudantes das escolas + 08 bolsistas). Prof. Walter irá
consultar se o CUCA Barra ainda tem oficina e profissionais disponíveis para
oferecer formação em vídeo, fotografia e teatro. Professores Rose e Judas verão
no Dragão Bom Jardim essa mesma possibilidade. A ação está prevista para
novembro de 2014; ↔ em 31 de julho Patrícia menciona
Fábrica de imagens como empresa que poderia atuar nesta atividade, lembra a
colega Thayane do curso, irá conseguir os contatos dela.
Contato: Taiane Alves: 97730552 ou 85330771.
·
Realizar
06 oficinas de fanzine, de 08 horas,
divididas em dois momentos: em outubro a oficina será realizada com o grupo de
professores e bolsistas, depois os bolsistas repassam, replicam nas escolas. O
primeiro momento está previsto para 03 ou 17 de outubro. Cada escola deverá
planejar de acordo com a sua realidade, lá a ação será realizada na segunda
quinzena de outubro. Estimamos que a oficina inicial será destinada a 57
pessoas. Discutiu-se quem repassaria a oficina, tendo a prof. Raquel sugerido o
grupo de fanzinoteca da FACEDI –UECE. Questionou-se como se daria a
certificação já que não temos recursos previstos para a ação, comentando-se
que a PROEX e o PIBID poderiam oferecer
certificados. ; ↔ em 31 de julho prof. Raquel fez o
contato com a prof. Renata da FACEDI e esta afirmou________________
·
Realizar a
enquete em setembro de 2014. A idéia é sondar temas, questões de
interesse dos estudantes das escolas relativas às temáticas sociológicas e a
partir dos resultados promover minicursos de produção textual. Ficou acertado
que veríamos com Prof. Gil se ele tem modelos de enquetes ou sugestões. 1º momento: coordenação elabora o
modelo; 2º
preparação dos licenciandos (2ª semana, de 08 a 12) ; 3º sondagem dos estudantes (2ª quinzena de setembro).
·
Realizar
6 mini-cursos sobre produção e
interpretação textual nas escolas. Falar com a coordenadora do PIBID
Letras, planejar em cima dos temas da enquete, na última semana de outubro. Ver calendário das escolas e articular com área de códigos e linguagens;
·
Realizar
o diagnóstico sócio-participativo com Professores Gil e Rose com previsão
para outubro de 2014;
·
Apresentação
dos resultados do diagnóstico nas escolas com previsão para a 1ª semana de dezembro, ver calendário das escolas.
SÍNTESE DA REUNIÃO
DE 31 DE JULHO ENTRE A COORDENAÇÃO DE ÁREA
1.
Ponto
inicial: que medidas tomar em relação aos faltosos? Propusemos uma reunião para
segunda-feira
dia 04 às 13:30-14:30 na sala da coordenação como ponto de encontro. Identificar os faltosos e convocar por email ,
telefones. Em casos de suspensão de bolsa ou desligamentos temos o manual de
procedimentos do PIBID. Fazendo-se esse contato individual com as 03
coordenadoras, iremos detectar os casos contornáveis e os desligamentos
necessários. O período de desligamento será entre 05 a 10 do mês de agosto.
2.
Planejamento
do dia 08 de agosto de 13-15 horas:
·
Informes:
desligamentos, faltas, procedimentos com faltosos e freqüência; visitas às
escolas para novo processo de identificação e seleção de supervisor; recesso de
aulas da UECE.
·
Cada
escola terá 5-10 minutos para o supervisor apresentar uma síntese do
diagnóstico produzido até aqui (momento de avaliação breve);
·
Planejamento
das ações: preparar
em data-show para exibir cada ação, calendário, procedimentos e apresentar uma
a uma
·
Momento final para lanche rápido e despedida do Prof. Rodrigo.
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