quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Relatório da 2ª reunião de planejamento

Relatório da 2ª reunião de planejamento geral entre coordenadoras e supervisores realizada no dia 16/06/2014 abordando sobre: freqüência dos licenciandos nas visitas à escola e às reuniões de estudo; discussão sobre como fechar o diagnóstico; planejamento das próximas ações do PIBID: Participar das atividades das escolas parceiras (paralela e contínua) planejar juntos nas escolas e na UECE; Oficinas sobre temáticas sociológicas apoiadas no Kit Didático com 4 horas; Oficinas de áudio, vídeos e teatro popular; 06 oficinas de fanzine, nas 06 escolas; Enquete para sondagem de temas sociológicos; 6mini-cursos sobre produção e interpretação textual nas 6 escolas.

REGISTRO DA REUNIÃO DO PIBID – 16/06/2014 ENTRE A COORDENAÇÃO DE ÁREA E OS PROFESSORES SUPERVISORES

O primeiro ponto da pauta se referiu à freqüência dos licenciandos nas visitas à escola e às reuniões de estudo. Foi acertado que os professores supervisores passariam a freqüência dos estudantes por mês para cada coordenadora arquivar. Comentou-se ainda que a comunicação precisa melhorar, devendo cada bolsista informar sua ausência por email para o professor supervisor, para a coordenadora e para o grupo, não só em email particular à coordenação nem tampouco somente aos colegas.
O segundo ponto da pauta foi a discussão sobre como fechar o diagnóstico. Ficou acertado que os pontos 1 e 2 deveriam ser concluídos até a data limite de 29 de agosto, 6ªfeira.  Neste ponto acertou-se que o calendário de trabalho do PIBID no recesso das escolas entre junho e 14 de julho seria cumprido com a continuidade dos estudos entre a coordenação e os licenciandos.
O terceiro ponto da pauta foi o planejamento das próximas ações do PIBID,  que serão apresentadas a seguir, em detalhamento:
·         Participar das atividades das escolas parceiras (paralela e contínua) planejar juntos nas escolas e na UECE;

·         Oficinas sobre temáticas sociológicas apoiadas no Kit Didático com 4 horas. Primeiro o grupo se apropria, professores supervisores e coordenação; segundo, este grupo multiplica em cada escola, convidando outros professores da área. O primeiro momento em agosto (1ª Sexta-feira) no Campus de Fátima às 14 horas. Nesta data os bolsistas já estarão sistematizando o relatório. O segundo momento será entre 04 a 11 de setembro, tendo como temas centrais cidadania, trabalho e cultura. Prof. Rosemary pede para registrar as datas de 04 de setembro para a Escola Liceu e 11 de setembro para a Escola Otávio Terceiro de Farias;     revisado em 31 de julho pela coordenação para a data de 05 de setembro a ser feita com o grupo todo, conjuntamente. Ver algum auditório disponível para a atividade (repassar tarefa para Lucas e Giovani bolsistas PIBID) – Responsáveis Rose e Judas Tadeu – convidar Bruna e Giza – ex-bolsistas.

·         Oficinas de áudio, vídeos e teatro popular; promover 3 oficinas em cada escola com 20 vagas para os estudantes (decidiu-se fecharmos 12 vagas para os estudantes das escolas + 08 bolsistas). Prof. Walter irá consultar se o CUCA Barra ainda tem oficina e profissionais disponíveis para oferecer formação em vídeo, fotografia e teatro. Professores Rose e Judas verão no Dragão Bom Jardim essa mesma possibilidade. A ação está prevista para novembro de 2014em 31 de julho Patrícia menciona Fábrica de imagens como empresa que poderia atuar nesta atividade, lembra a colega Thayane do curso, irá conseguir os contatos dela. Contato: Taiane Alves: 97730552 ou 85330771.

·         Realizar 06 oficinas de fanzine, de 08 horas, divididas em dois momentos: em outubro a oficina será realizada com o grupo de professores e bolsistas, depois os bolsistas repassam, replicam nas escolas. O primeiro momento está previsto para 03 ou 17 de outubro. Cada escola deverá planejar de acordo com a sua realidade, lá a ação será realizada na segunda quinzena de outubro. Estimamos que a oficina inicial será destinada a 57 pessoas. Discutiu-se quem repassaria a oficina, tendo a prof. Raquel sugerido o grupo de fanzinoteca da FACEDI –UECE. Questionou-se como se daria a certificação já que não temos recursos previstos para a ação, comentando-se que  a PROEX e o PIBID poderiam oferecer certificados. ;     em 31 de julho prof. Raquel fez o contato com a prof. Renata da FACEDI e esta afirmou________________

·          Realizar a enquete em setembro de 2014. A idéia é sondar temas, questões de interesse dos estudantes das escolas relativas às temáticas sociológicas e a partir dos resultados promover minicursos de produção textual. Ficou acertado que veríamos com Prof. Gil se ele tem modelos de enquetes ou sugestões. 1º momento: coordenação elabora o modelo; 2º preparação dos licenciandos (2ª semana, de 08 a 12) ; 3º sondagem dos estudantes (2ª quinzena de setembro).

·         Realizar 6 mini-cursos sobre produção e interpretação textual nas escolas. Falar com a coordenadora do PIBID Letras, planejar em cima dos temas da enquete, na última semana de outubro.  Ver calendário das escolas e articular com área de códigos e linguagens;

·         Realizar o diagnóstico sócio-participativo com Professores Gil e Rose com previsão para outubro de 2014;

·         Apresentação dos resultados do diagnóstico nas escolas com previsão para a 1ª semana de dezembro, ver calendário das escolas.


SÍNTESE DA REUNIÃO DE 31 DE JULHO ENTRE A COORDENAÇÃO DE ÁREA
1.      Ponto inicial: que medidas tomar em relação aos faltosos? Propusemos uma reunião para segunda-feira dia 04 às 13:30-14:30 na sala da coordenação como ponto de encontro. Identificar os faltosos e convocar por email , telefones. Em casos de suspensão de bolsa ou desligamentos temos o manual de procedimentos do PIBID. Fazendo-se esse contato individual com as 03 coordenadoras, iremos detectar os casos contornáveis e os desligamentos necessários. O período de desligamento será entre 05 a 10 do mês de agosto.

2.      Planejamento do dia 08 de agosto de 13-15 horas:

·         Informes: desligamentos, faltas, procedimentos com faltosos e freqüência; visitas às escolas para novo processo de identificação e seleção de supervisor; recesso de aulas da UECE.
·         Cada escola terá 5-10 minutos para o supervisor apresentar uma síntese do diagnóstico produzido até aqui (momento de avaliação breve);
·         Planejamento das ações: preparar em data-show para exibir cada ação, calendário, procedimentos e apresentar uma a uma
·         Momento final para lanche rápido e despedida do Prof. Rodrigo.

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