Resumo de apresentação de trabalho dos
bolsistas Anderson Marques e Mateus de Lima, intitulado "Hierarquia entre
alunos: a questão do "básico" no Liceu do Conjunto Ceará, em grupo de
trabalho durante XIX Semana Universitária (25 a 28/11/14), que ocorreu no dia
27/11/2014. O objetivo foi discutir o termo básico em relação a categoria
violência simbólica, como uma representação social em relação aos alunos
novatos.
RESUMO:
HIERARQUIA ENTRE OS ALUNOS: A QUESTÃO DO "BÁSICO” NO Liceu do Conjunto Ceará.
Autores: Matheus de Lima
dos Santos e Anderson Marques (Bolsistas PIBID Ciências Sociais)
Por meio de um dos
pontos de ação do diagnóstico escolar que faz parte do Subprojeto do
PIBID/Ciências Sociais, nós bolsistas chegamos até a nossa temática. O
diagnóstico escolar tem como objetivo ressaltar os dados estatísticos e
históricos da escola, e a visão que os alunos, professores, funcionários e
núcleo gestor têm sobre esta instituição. No decorrer dos estudos, uma
problemática nos chamou a atenção: as relações hierárquicas que existem entre
os alunos da Escola Liceu do Conjunto Ceará em torno de um conceito elaborado
pelos sujeitos do espaço, com o nome de "básico". O conceito é usado
pelos alunos dos terceiros e segundos anos para designarem os alunos novatos
dos primeiros anos, como se eles ainda pertencessem ao Ensino Básico ou Fundamental.
Percebemos essa realidade ao aplicarmos a metodologia de entrevistas
semi-estruturada, observação direta com os alunos e professores,
interrelacionando as práticas metodológicas com referenciais teóricos que
elaboram estudos sobre o assunto. Objetivamos analisar as relações hierárquicas
acima citadas e seus impactos na comunidade escolar. Nos propomos salientar que
a complexidade e dinamicidade das relações sociais encontradas neste espaço
dificilmente serão apreendidas em sua totalidade, pois trata-se de uma interpretação.
Mas é necessário compreendê-las, pois mesmo que estas relações sejam colocadas
como "naturais" do ambiente escolar estudado, relações de poder e
hierarquias, se não forem problematizadas para que possamos analisar os seus
efeitos, poderão trazer danos ao ambiente escolar.
BIBLIOGRAFIA:
BOURDIEU, Pierre. O camponês e seu corpo. Rev.
Sociol. Polít., Curitiba, 26, p. 83-92, jun. 2006.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. São
Paulo: Cia. Das Letras, 1996.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa:
Difel, 1989.
LAHIRE, Bernard. Reprodução
ou prolongamentos críticos? Educação e Sociedade, ano XXIII, Nº
78, Abril/ 2002.
Weber,Max. Política como vocação, editora ática,1990, São
Paulo.
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