quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Resumo: Hierarquia entre alunos: a questão do "básico" no Liceu do Conjunto Ceará

Resumo de apresentação de trabalho dos bolsistas Anderson Marques e Mateus de Lima, intitulado "Hierarquia entre alunos: a questão do "básico" no Liceu do Conjunto Ceará, em grupo de trabalho durante XIX Semana Universitária (25 a 28/11/14), que ocorreu no dia 27/11/2014. O objetivo foi discutir o termo básico em relação a categoria violência simbólica, como uma representação social em relação aos alunos novatos.

RESUMO: HIERARQUIA ENTRE OS ALUNOS: A QUESTÃO DO "BÁSICO” NO Liceu do Conjunto Ceará.
Autores: Matheus de Lima dos Santos e Anderson Marques (Bolsistas PIBID Ciências Sociais)

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Por meio de um dos pontos de ação do diagnóstico escolar que faz parte do Subprojeto do PIBID/Ciências Sociais, nós bolsistas chegamos até a nossa temática. O diagnóstico escolar tem como objetivo ressaltar os dados estatísticos e históricos da escola, e a visão que os alunos, professores, funcionários e núcleo gestor têm sobre esta instituição. No decorrer dos estudos, uma problemática nos chamou a atenção: as relações hierárquicas que existem entre os alunos da Escola Liceu do Conjunto Ceará em torno de um conceito elaborado pelos sujeitos do espaço, com o nome de "básico". O conceito é usado pelos alunos dos terceiros e segundos anos para designarem os alunos novatos dos primeiros anos, como se eles ainda pertencessem ao Ensino Básico ou Fundamental. Percebemos essa realidade ao aplicarmos a metodologia de entrevistas semi-estruturada, observação direta com os alunos e professores, interrelacionando as práticas metodológicas com referenciais teóricos que elaboram estudos sobre o assunto. Objetivamos analisar as relações hierárquicas acima citadas e seus impactos na comunidade escolar. Nos propomos salientar que a complexidade e dinamicidade das relações sociais encontradas neste espaço dificilmente serão apreendidas em sua totalidade, pois trata-se de uma interpretação. Mas é necessário compreendê-las, pois mesmo que estas relações sejam colocadas como "naturais" do ambiente escolar estudado, relações de poder e hierarquias, se não forem problematizadas para que possamos analisar os seus efeitos, poderão trazer danos ao ambiente escolar.
BIBLIOGRAFIA:
BOURDIEU, Pierre. O camponês e seu corpo. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, 26, p. 83-92, jun. 2006.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. São Paulo: Cia. Das Letras, 1996.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.
LAHIRE, Bernard. Reprodução ou prolongamentos críticos? Educação e Sociedade, ano XXIII, Nº 78, Abril/ 2002.
Weber,Max. Política como vocação, editora ática,1990, São Paulo.

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