Resumo apresentado no V Encontro de Iniciação à Docência -
PIBID que ocorreu durante a XIX Semana Universitária da UECE entre os dias 25 a
28 de novembro de 2014. O trabalho, intitulado "A importância dos projetos
pedagógicos na construção do modelo educacional da Escola de Ensino Médio Liceu
do Conjunto Ceará", apresenta reflexões sobre a forma como os gestores da
escola percebem os projetos pedagógicos implementados na escola. A análise
ocorreu de maneira conjunta entre o prof. supervisor Manoel Moreira Neto e a
bolsista de iniciação à docência Karen Carvalho Colaço.
A
importância dos projetos pedagógicos na construção do modelo educacional da Escola
de Ensino Médio Liceu do Conjunto Ceará.
Autores:
Manoel Moreira Neto (Prof. Supervisor)
Karen
Carvalho Colaço (Bolsista ID)
Em
abril de 2014 o subprojeto PIBID/Ciências Sociais, da Universidade Estadual do
Ceará, iniciou suas atividades na Escola de Ensino Médio Liceu do Conjunto
Ceará com a realização de um diagnóstico escolar. Na ocasião foi possível
constatar a idealização de variados projetos pedagógicos, que têm como
finalidade conectar o conhecimento escolar das disciplinas à atividades ligadas
a música, a comunicação, a tecnologia da informação, a contação de histórias, a
prática desportiva, dentre outras. Este mote abre espaço para o questionamento
sobre a influência destes projetos na construção do ideal educacional projetado
pelos seus gestores. Dessa maneira o objetivo deste trabalho é analisar a forma
como tais projetos pedagógicos são concebidos pelos agentes responsáveis por
sua operacionalização. Os dados empíricos que nortearam esta pesquisa foram
obtidos através da análise do Projeto Político Pedagógico da escola, além de
entrevistas com os professores do núcleo gestor da escola e Professores
Coordenadores de Área. A pesquisa
exploratória nos mostrou que os projetos mais exitosos são vistos pelos
gestores como ótimas ferramentas para o aprendizado dos estudantes, pois,
através deles os alunos tem uma participação mais ativa dentro da instituição e
isso faz com que os discentes se apropriem de tudo aquilo que a escola tem a
oferecer, seja o aprendizado cognitivo, seja a formação cidadã. Outro aspecto
positivo ressaltado pelos docentes reside no fato de que os projetos realizados
dentro da escola refletem de forma positiva na comunidade onde a escola está
inserida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário