quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Resumo: A importância dos projetos pedagógicos na construção do modelo educacional da Escola de Ensino Médio Liceu do Conjunto Ceará

Resumo apresentado no V Encontro de Iniciação à Docência - PIBID que ocorreu durante a XIX Semana Universitária da UECE entre os dias 25 a 28 de novembro de 2014. O trabalho, intitulado "A importância dos projetos pedagógicos na construção do modelo educacional da Escola de Ensino Médio Liceu do Conjunto Ceará", apresenta reflexões sobre a forma como os gestores da escola percebem os projetos pedagógicos implementados na escola. A análise ocorreu de maneira conjunta entre o prof. supervisor Manoel Moreira Neto e a bolsista de iniciação à docência Karen Carvalho Colaço.

A importância dos projetos pedagógicos na construção do modelo educacional da Escola de Ensino Médio Liceu do Conjunto Ceará.
Autores: Manoel Moreira Neto (Prof. Supervisor)
Karen Carvalho Colaço (Bolsista ID)

Em abril de 2014 o subprojeto PIBID/Ciências Sociais, da Universidade Estadual do Ceará, iniciou suas atividades na Escola de Ensino Médio Liceu do Conjunto Ceará com a realização de um diagnóstico escolar. Na ocasião foi possível constatar a idealização de variados projetos pedagógicos, que têm como finalidade conectar o conhecimento escolar das disciplinas à atividades ligadas a música, a comunicação, a tecnologia da informação, a contação de histórias, a prática desportiva, dentre outras. Este mote abre espaço para o questionamento sobre a influência destes projetos na construção do ideal educacional projetado pelos seus gestores. Dessa maneira o objetivo deste trabalho é analisar a forma como tais projetos pedagógicos são concebidos pelos agentes responsáveis por sua operacionalização. Os dados empíricos que nortearam esta pesquisa foram obtidos através da análise do Projeto Político Pedagógico da escola, além de entrevistas com os professores do núcleo gestor da escola e Professores Coordenadores de Área.  A pesquisa exploratória nos mostrou que os projetos mais exitosos são vistos pelos gestores como ótimas ferramentas para o aprendizado dos estudantes, pois, através deles os alunos tem uma participação mais ativa dentro da instituição e isso faz com que os discentes se apropriem de tudo aquilo que a escola tem a oferecer, seja o aprendizado cognitivo, seja a formação cidadã. Outro aspecto positivo ressaltado pelos docentes reside no fato de que os projetos realizados dentro da escola refletem de forma positiva na comunidade onde a escola está inserida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário