quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Resumo: "A importância do Grêmio Estudantil na construção de uma educação cidadã

Resumo de apresentação de trabalho na XIX Semana Universitária da UECE, (25-28/11/14) das bolsistas Bruna Laís Aquino e Andrezza Nunes, intitulado "A importância do Grêmio Estudantil na construção de uma educação cidadã, em grupo de trabalho durante XIX Semana Universitária no dia 27/11/2014. O objetivo foi compreender o grêmio como a primeira forma de representação dos estudantes da escola, percebendo sua importância na inserção e iniciação política dos sujeitos. 

A importância do Grêmio Estudantil na construção de uma educação cidadã.
Autores: Bruna Laís Aquino Costa (Bolsista ID)
Andrezza Nunes (Bolsista ID)
Resumo:
Parte inferior do formulário
Sendo o grêmio a primeira e máxima forma de representação dos estudantes da escola, e percebendo sua importância na inserção e, muitas vezes, iniciação política dos sujeitos, vimos, na escola em que atuamos por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência/PIBID que essa importância não é tão conhecida quanto deveria. Por meio do Grêmio os alunos têm a possibilidade de ter voz para reivindicar direitos, aprender a exercer a cidadania e buscar conhecer seus direitos e lutar por eles. Também podem aprender a ter e partilhar responsabilidades, lidar com as diferenças, se relacionar com todos os sujeitos escolares, exercendo assim a participação tão necessária aos estudantes na educação, principalmente no espaço escola. Percebemos, contudo, por meio de nossas atividades no PIBID, que o contexto do grêmio merece nossa atenção de pesquisa, já que em nossas reuniões gerais percebemos a dificuldade que a maioria das escolas em que nosso subprojeto está inserido (ciências sociais), não percebe, e se percebe, não se atenta para a importância desse movimento estudantil. Na escola de Ensino Médio Liceu do Conjunto Ceará (LCC), onde estamos inseridos desde o início do ano de 2014, em meio aos processos de construção do diagnóstico pudemos notar que o Grêmio estudantil ainda é um terreno desconhecido, o que nos causou certo espanto já que o LCC é considerado escola referência no estado do Ceará, o que de fato, podemos perceber no cotidiano escolar. Por meio de entrevistas e observação direta realizadas com alguns alunos, vimos que o Grêmio existe, mas não funciona. Percebemos a decepção dos alunos que, mesmo envolvidos em outros movimentos estudantis, desconhecem a importância de lutarem para que sua "voz" não seja calada. A eleição se deu por duas chapas, uma aliada ao Movimento Livre, que acabou desistindo, e outra ao Levante Popular da Juventude. No entanto, hoje o Grêmio não conta com o apoio desses movimentos já que, segundo relatos dos sujeitos, a escola está em segundo plano na atuação dos mesmos. O que percebemos, contudo, é que os próprios estudantes não compreendem o Grêmio como algo ligado a escola, portanto, "dependente" da mesma, de certa forma, o que os decepcionou porque buscaram nesse movimento o "grito de liberdade". Por não terem alcançado essa meta acabaram se deixando desanimar. Constatamos isso em suas falas quando narravam a indignação por terem que atender, como Grêmio, a algumas demandas da escola. Com esse trabalho apresentamos o desencontro que há no que diz respeito às funções e importância do Grêmio estudantil na Escola Liceu do Conjunto Ceará levantando perguntas como: o que é e quais são os objetivos da instauração do Grêmio para os integrantes? Para os estudantes? Para o núcleo gestor? E através dessa articulação buscar contribuir de alguma maneira com essa demanda apresentando a importância desse movimento na construção de uma educação mais cidadã e democrática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário