Resumo de apresentação de trabalho na XIX Semana
Universitária da UECE, (25-28/11/14) das bolsistas Bruna Laís Aquino e Andrezza
Nunes, intitulado "A importância do Grêmio Estudantil na construção de
uma educação cidadã, em grupo de trabalho
durante XIX Semana Universitária no dia 27/11/2014. O objetivo foi compreender
o grêmio como a primeira forma de representação dos estudantes da escola,
percebendo sua importância na inserção e iniciação política dos sujeitos.
A
importância do Grêmio Estudantil na construção de uma educação cidadã.
Autores:
Bruna Laís Aquino Costa (Bolsista ID)
Andrezza
Nunes (Bolsista ID)
Resumo:
Sendo o grêmio a
primeira e máxima forma de representação dos estudantes da escola, e percebendo
sua importância na inserção e, muitas vezes, iniciação política dos sujeitos,
vimos, na escola em que atuamos por meio do Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação a Docência/PIBID que essa importância não é tão conhecida quanto
deveria. Por meio do Grêmio os alunos têm a possibilidade de ter voz para
reivindicar direitos, aprender a exercer a cidadania e buscar conhecer seus
direitos e lutar por eles. Também podem aprender a ter e partilhar
responsabilidades, lidar com as diferenças, se relacionar com todos os sujeitos
escolares, exercendo assim a participação tão necessária aos estudantes na
educação, principalmente no espaço escola. Percebemos, contudo, por meio de
nossas atividades no PIBID, que o contexto do grêmio merece nossa atenção de
pesquisa, já que em nossas reuniões gerais percebemos a dificuldade que a
maioria das escolas em que nosso subprojeto está inserido (ciências sociais),
não percebe, e se percebe, não se atenta para a importância desse movimento
estudantil. Na escola de Ensino Médio Liceu do Conjunto Ceará (LCC), onde
estamos inseridos desde o início do ano de 2014, em meio aos processos de
construção do diagnóstico pudemos notar que o Grêmio estudantil ainda é um
terreno desconhecido, o que nos causou certo espanto já que o LCC é considerado
escola referência no estado do Ceará, o que de fato, podemos perceber no
cotidiano escolar. Por meio de entrevistas e observação direta realizadas com
alguns alunos, vimos que o Grêmio existe, mas não funciona. Percebemos a
decepção dos alunos que, mesmo envolvidos em outros movimentos estudantis,
desconhecem a importância de lutarem para que sua "voz" não seja
calada. A eleição se deu por duas chapas, uma aliada ao Movimento Livre, que
acabou desistindo, e outra ao Levante Popular da Juventude. No entanto, hoje o
Grêmio não conta com o apoio desses movimentos já que, segundo relatos dos
sujeitos, a escola está em segundo plano na atuação dos mesmos. O que
percebemos, contudo, é que os próprios estudantes não compreendem o Grêmio como
algo ligado a escola, portanto, "dependente" da mesma, de certa
forma, o que os decepcionou porque buscaram nesse movimento o "grito de
liberdade". Por não terem alcançado essa meta acabaram se deixando
desanimar. Constatamos isso em suas falas quando narravam a indignação por
terem que atender, como Grêmio, a algumas demandas da escola. Com esse trabalho
apresentamos o desencontro que há no que diz respeito às funções e importância
do Grêmio estudantil na Escola Liceu do Conjunto Ceará levantando perguntas
como: o que é e quais são os objetivos da instauração do Grêmio para os
integrantes? Para os estudantes? Para o núcleo gestor? E através dessa
articulação buscar contribuir de alguma maneira com essa demanda apresentando a
importância desse movimento na construção de uma educação mais cidadã e
democrática.
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