Transcrição de
entrevistas realizadas com três professores, de matemática, de química e de
história sobre visão da escola, instrumental de pesquisa do Diagnóstico da
escola.
Instrumentais
de pesquisa para Diagnóstico
Entrevistas
com os professores do Liceu do Conjunto do Ceará
1. Como você analisa a estrutura escolar do Liceu do Conjunto Ceará?
2. Como você analisa os projetos realizados na escola?
3. Qual sua percepção sobre os alunos da escola?
4. Qual sua percepção sobre os professores da escola?
5. Qual sua opinião acerca das medologias de ensino e avaliações empregadas?
6. Qual sua opinião sobre o conselho escolar?
Professor de Matemática – Presidente do Conselho
1. Em
comparação com os outros colégios daqui, o Liceu é muito melhor. Aqui tem os
laboratórios, climatização e certas salas, etc.
2. São
excelentes. Tem um projeto muito bom que é o Expo Ciências, para alunos de 1° e
2° anos. Desperta a interdisciplinaridade. A feira das profissões também é
muito boa. Eu foco nesses dois.
3. O
colégio forma ótimos profissionais, principalmente professores. Teve um aluno
que se formou aqui e hoje é um dos melhores do corpo docente da rede estadual.
4. Aqui tem um bom corpo docente, pelo menos os
da área de Matemática. Eu conheço professores bem estudiosos de Matemática aqui
no Liceu.
5. As
aulas são expositivas. Considero que temos uma boa metodologia, mas falta abrir
um pouco mais de espaço pra dinamizar o ensino da Matemática, como criar um
laboratório para a disciplina.
6. Tem
muito problema. Quando o aluno chega ao conselho é quando já é a gota d’água.
Mas ele é bom porque funciona, apesar das dificuldades, funciona.
Professor
de História
1. O
Liceu tem uma boa estrutura em comparação com outros Liceus. O daqui realmente
se sobressai.
2. Esses
projetos tem muita utilidade, pois eles servem como atividade extracurricular
quando eles concluírem o Ensino Médio, como a rádio, as atividades na biblioteca,
dentre outros. Agora faltam projetos pra certas realidades aqui na escola que
poderiam trazer mais benefícios, como a forma de se trabalhar o ENEM.
3. São
bons, pois a escola proporciona isso. O clima escolar faz com que eles se
adaptem, ainda mais quando se engajam nos projetos. Tem um projeto muito bom
que eles gostam, que é o Saúde Escola Pública.
4. Em
geral são bons, mas tem alguns que só dão aula, cumprem sua tabela de carga
horária e vão embora. Mas a maioria, é bom frisar isso, a maioria dos professores
daqui do Liceu são muito bem engajados nos projetos.
5. O
que a gente usa é a exposição dialogada, principalmente quando se trata de
ENEM. A gente faz com que os alunos trabalhem as questões do ENEM de forma
crítica, com diálogo. O ENEM proporciona isso. Mas nem todos. As avalições globais daqui também são muito
boas nesse sentido.
6. Sobre
o conselho escolar: Ele funciona. A base dele é a orientação. Quando nem isso
serve, o conselho escolar dá as últimas chances. Depois, se ainda não
funcionar, ele é expulso.
Professor de Química
1. Acredito
que todos os Liceus tenham a mesma estrutura e formato. Para seis anos de
funcionamento, a escola aqui é bem conservada. A gestão ajuda nisso, todas as
que passaram.
2. A
escola procura acolher a comunidade. O projeto PIBID ajuda muito. Mas o que
falta é espaço físico. O laboratório é bem utilizado. Acho bom os projetos
porque a escola não funciona só de aula mas também de todo um aparato social e
cultural por trás disso.
3. A
escola não tem um processo seletivo, então é bem heterogêneo os alunos. Uns se
destacam e tem boas aprovações e outros dão trabalho. Sou a favor do sistema de
cotas.
4. São
dedicados à docência. Grande parte dos professores daqui são efetivos e eles
procuram cumprir os prazos e a ordem.
5. Nós
queremos obter resultados. Para que isso aconteça é necessário produzir. Eles
são colocados sob metas (professores e alunos). Para os alunos da noite, a
metodologia utilizada é outra, mais branda e com mais conciliações, pelo fato
da maior parte trabalhar.
6. Eu
sou um pouco afastado mas ele funciona.
Nenhum comentário:
Postar um comentário