quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Transcrição de Entrevista,

Transcrição de entrevistas realizadas com três professores, de matemática, de química e de história sobre visão da escola, instrumental de pesquisa do Diagnóstico da escola.

Instrumentais de pesquisa para Diagnóstico
Entrevistas com os professores do Liceu do Conjunto do Ceará



1. Como você analisa a estrutura escolar do Liceu do Conjunto Ceará?
2. Como você analisa os projetos realizados na escola?
3. Qual sua percepção sobre os alunos da escola?
4. Qual sua percepção sobre os professores da escola?
5. Qual sua opinião acerca das medologias de ensino e avaliações empregadas?
6. Qual sua opinião sobre o conselho escolar?


Professor de Matemática – Presidente do Conselho
1.      Em comparação com os outros colégios daqui, o Liceu é muito melhor. Aqui tem os laboratórios, climatização e certas salas, etc.

2.      São excelentes. Tem um projeto muito bom que é o Expo Ciências, para alunos de 1° e 2° anos. Desperta a interdisciplinaridade. A feira das profissões também é muito boa. Eu foco nesses dois.

3.      O colégio forma ótimos profissionais, principalmente professores. Teve um aluno que se formou aqui e hoje é um dos melhores do corpo docente da rede estadual.

4.       Aqui tem um bom corpo docente, pelo menos os da área de Matemática. Eu conheço professores bem estudiosos de Matemática aqui no Liceu.

5.      As aulas são expositivas. Considero que temos uma boa metodologia, mas falta abrir um pouco mais de espaço pra dinamizar o ensino da Matemática, como criar um laboratório para a disciplina.

6.      Tem muito problema. Quando o aluno chega ao conselho é quando já é a gota d’água. Mas ele é bom porque funciona, apesar das dificuldades, funciona.


Professor de História

1.      O Liceu tem uma boa estrutura em comparação com outros Liceus. O daqui realmente se sobressai.

2.      Esses projetos tem muita utilidade, pois eles servem como atividade extracurricular quando eles concluírem o Ensino Médio, como a rádio, as atividades na biblioteca, dentre outros. Agora faltam projetos pra certas realidades aqui na escola que poderiam trazer mais benefícios, como a forma de se trabalhar o ENEM.

3.      São bons, pois a escola proporciona isso. O clima escolar faz com que eles se adaptem, ainda mais quando se engajam nos projetos. Tem um projeto muito bom que eles gostam, que é o Saúde Escola Pública.

4.      Em geral são bons, mas tem alguns que só dão aula, cumprem sua tabela de carga horária e vão embora. Mas a maioria, é bom frisar isso, a maioria dos professores daqui do Liceu são muito bem engajados nos projetos.

5.      O que a gente usa é a exposição dialogada, principalmente quando se trata de ENEM. A gente faz com que os alunos trabalhem as questões do ENEM de forma crítica, com diálogo. O ENEM proporciona isso. Mas nem todos.  As avalições globais daqui também são muito boas nesse sentido.

6.      Sobre o conselho escolar: Ele funciona. A base dele é a orientação. Quando nem isso serve, o conselho escolar dá as últimas chances. Depois, se ainda não funcionar, ele é expulso.


Professor de Química

1.      Acredito que todos os Liceus tenham a mesma estrutura e formato. Para seis anos de funcionamento, a escola aqui é bem conservada. A gestão ajuda nisso, todas as que passaram.

2.      A escola procura acolher a comunidade. O projeto PIBID ajuda muito. Mas o que falta é espaço físico. O laboratório é bem utilizado. Acho bom os projetos porque a escola não funciona só de aula mas também de todo um aparato social e cultural por trás disso.

3.      A escola não tem um processo seletivo, então é bem heterogêneo os alunos. Uns se destacam e tem boas aprovações e outros dão trabalho. Sou a favor do sistema de cotas.

4.      São dedicados à docência. Grande parte dos professores daqui são efetivos e eles procuram cumprir os prazos e a ordem.

5.      Nós queremos obter resultados. Para que isso aconteça é necessário produzir. Eles são colocados sob metas (professores e alunos). Para os alunos da noite, a metodologia utilizada é outra, mais branda e com mais conciliações, pelo fato da maior parte trabalhar.

6.      Eu sou um pouco afastado mas ele funciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário