quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Transcrição de Entrevista

Transcrição de entrevistas realizadas com três alunos do turno da manhã do Liceu Conjunto Ceará, instrumental de pesquisa do Diagnóstico da escola.

Instrumentais de pesquisa para Diagnóstico
Entrevistas com alunos do Liceu do Conjunto do Ceará


Bruna: Primeiro, o nome de vocês.
Marcelino, Daiana, Amanda 2º ano a
O que vocês acham das aulas?
Marcelino: Então, nessa questão as aulas são boas, os professores conseguem explicar de uma maneira boa, fazem uma relação com os conteúdos, conseguem ter uma boa relação com os alunos e “tratam” qualquer matéria, eles conseguem dar conta não das matérias deles mas de outras matérias.
Ananda: Asim a gente percebe, pelo menos os professores aqui do liceu, que a base de ensino deles, que eles passam pra gente, é uma coisa bastante ampla, abrange bastante coisas, não só a matéria. Do jeito que eles explanam na sala, a gente consegue absorver tudo ou praticamente tudo da matéria deles.
Daiana: O que é ruim é porque faltam. Por exemplo agora, a gente ficou sem professor, ficamos duas aulas assim.. só isso. Assim, sempre quando não tem outro professor pra auxiliar, substituir, pra gente não ficar sem aula.
Bruna: Mas sempre acontece isso, de faltar professores?
Marcelino: Não, são aqueles professores que tem costume de faltar. Mas geralmente quando alguém falta ou a gente fica tendo aula de um professor ou assistimos aula de outro professor.
Daiana: Mas assim, já ta desde o começo do ano sem professor de física, só tivemos no primeiro bimestre. Não tivemos outro, assim, o povo gosta né?! Mas eu acho que devia ir todo mundo laa na Socorro pedir pra ir o mais rápido possível atrás de professor. A gente perdeu o ano todinho, vamos chegar ao terceiro ano sem nenhuma noção de física.
Bruna: Vocês estudavam aonde antes do liceu?
V8.Colégio particular (Luiz de frança). Antonio Diogo do sique ira.
Bruna: E comparado com esses colégios que vocês estudaram, sobre os professores vocês vem muita diferença?
Daiana: Não, porque todos tem a iniciativa de querer que a gente aprenda e tal.
Bruna: E as provas? Como é que é as provas aqui.
Amanda: Aqui no Liceu acho que, pelo menos pra mim, tem meio que um grande impacto na diferença porque acho que nenhuma escola do primeiro ao nono ano fazem uma global igual a daqui, estilo ENEM
Marcelino: Que prepara a gente pra outros vestibulares também que poderá surgir.
Bruna: Desde o primeiro ano que vocês fazem estilo ENEM? E como é o sistema de provas? é por semestre, bimestre como é?
Amanda: todo bimestre, no final do conteúdo ele elabora uma prova, esse ano é 60 questões, todas as matérias juntas e dão pra gente responder. Ai faz de um a cinco. O outro cinco é da nossa nota parcial.
Daiana: Ai antes era um dia todas as matérias, ai a partir do 2º que dividiu em dois dias, que é no primeiro matemática, biologia, química e física e no outro as outras matérias.
Bruna: E a parcial é como?
Marcelino: Depende do professor, tem professor que escolhe trabalho, outros escolhem TD's, fazem outra atividade ou outra prova mesmo.
Bruna: E vocês não tem nota de atividade extra, não?
Amanda: Só um professor que dá nota de atividade extra.
Marcelino: é porque depende muito de cada professor, isso é muito pessoal de cada professor.
Bruna: mas vocês acham tranquila, puxada? porque eu achava esse sistema de provas no estilo Enem puxada pela contagem de pontos….mas aqui não é assim né a nota vale 5? né?
Amanda: A prova geral vale 5.
Bruna: E pra vocês atingirem o 5 vocês precisam do que?
Amanda: fechar a prova né.
Daiana: A gente só soma , pega a parcial e a global e soma. Mas é muito difícil tirar dez porque é muito difícil na global você tirar 5
Bruna: Aqui vocês ouvem a galera do segundo terceiro ano chamar a galera do primeiro de básico?
Daiana: Foi só no começo
Anderson: Roces no primeiro ano sofreram com isso?
Amanda: Aqui eu achei que a diretora pegou bastante no pé de quem fazia esse tipo de brincadeiras. Ela chegou até a expulsar alunos que ficavam chamando o primeiro ano de básico. Ela deu punições bastante severas porque ela não achava adequado esse tipo de comportamento
Bruna: Mas vocês acham muito agressivo esse termo?
Marcelino: Não eu não acho muito agressivo mas acho que desisti mula um pouco.
Bruna: desestimula?
Marcelino: É.
Amanda: E também depende da conduta da pessoa quando ela vai falar "ah seu básico véi" assim a gente chega ate a se sentir mal, mas quando é um tom mais leve, mais levado pra brincadeira e quando a outra pessoa também leva na brincadeira fica até um tratamento de amigos.
Bruna: A gente ouviu muito falar que havia isso. Vocês repetem isso?
Daiana: A gente, no primeiro ano era chamado e no segundo ano a gente chamava também, pra revidar, no começo do bimestre.Depois que a Socorro foi brigar ai parou.
Bruna: E a questão do grêmio? osmo e que vocês vem?
Marcelino: Eu acho que eles estão bastante ativos.
Amanda: No começo do ano eles estavam um pouco adormecidos mas com o novo grêmio que apareceu no final do ano passado pra esse ano, a escola teve bastante projetos, atividades relacionadas com o grêmio.
Bruna: Mas vocês conhecem o que o grêmio faz, qual são os projetos, quem são os membros…. vocês conhecem?
Amanda: alguns, porque eles, os alunos do grêmio eles trazem bastante transparência, muitos projetos que eles tem eles passam de sala em sala apresentando pra gente participar e tudo mais. Tem gente dos três turnos.
Anderson: O processo de eleição do grêmio, vocês observaram como foi?
Marcelino: eles explicaram como é o processo e como formam as chapas.
Bruna: Ai agora vai ter eleição de novo. vocês já sabem quem são as chapas?
Todos: Ainda não
Bruna: Ainda não formou as chapas né? mas tem um movimento de propostas?
Amanda: Acho que sim, porque minha irma é do grêmio e ela disse que pra formar chapa tem que apresentar algumas propostas e apresentar pra eles.
Bruna: Ai em relação aos projetos da escola, vocês conhecem?
Daiana: Tem os PIBIDs
Marcelino: Tem os sábados letivos também, tem os cursos.
Amanda: Tem vários cursos, que preparam a gente pra uma série de coisas, nos sábados tinha preparação pro Enem, pras olimpíadas, preparação pra UECE, cursos pra conteúdo extra, cursos de química.
Marcelino: Nesse aspecto e bem completo o colégio
Amanda: eles sempre procuram dar pra gente mais possibilidades de adquirir conhecimento
Bruna: e em relação aos projetos voltados pras artes?
Marcelino: Tem alguns que a gente não conhece muito, com o pibid de teatro.
Amanda: Tem o PIPBID de teatro, o grêmio quase sempre faz campeonato de canto de dança, mês passado mesmo teve show de talentos que o grêmio organizou
Bruna: onde é o grêmio?
Amanda: eles não tem lugar fixo na escola, acho até que eles deveriam ter um lugar pra se reunir e discutir.
Bruna: e a rádio?
Amanda: a rádio sempre liga no intervalo acho que não ta tendo agora por ter dado problema no computador.
Bruna: mas vocês sabiam que eles tavão fornecendo aulas..?
todos: Sim
Daiana: sempre no grupo do colégio eles ficavam infirmando, “hoje vai ter aula de professor tal” sempre ficam avisando a gente
Bruna: Isso aonde no facebook?
Todos: sim….
Bruna: Eu queria ouvir de vocês assim alguma queixa da escola, algo que podia melhorar….
Amanda: A única queixa que a gente pode ter é que tem certos alunos que tem um comportamento bastante inapropriado pra um estudante, um aluno que merenda e deixa o copo e o prato no chão, que mata as plantinhas que tem ao redor daqui.. acho que a reclamação é isso que eles punam mais severamente esses estudantes porque não é postura de estudante.
Bruna: e a sala de aula?
Amanda: A sala de aula, e meio ruim porque a nossa os ventiladores tão quase todos quebrados.
Bruna: e a relação de vocês com as outras turmas como que é?aqui tem aquela rivalidade de ter turma “a” melhor que turma “b”?
Amanda: é uma rixa bastante amigável
Bruna: por quê?
Amanda: porque aqui tem um projeto chamado exponencia e feira das profissões, que eles dão um determinado assunto que pode ser mais fácil ou mais difícil, dependendo do que você adquiriu na sala, ai a pontuação vai pro melhor trabalho ai sempre tem aquela sala que fica “o meu trabalho vai ser melhor que o seu”..mas eu acho que é SO isso.
Marcelino: Tambem em competições exportivas entre as classes causa uma certa rixa
Bruna: e a gincana?
Amanda: a gincana sempre foi bastante amigável
Bruna: e como foi que vocês ficaram sem a gincana? porque ela era um apoio na nota né?
Marcelino: pra mim, era um alívio ter a gincana, porque dava pra gente estudar mais pro Enem no final do ano.
Bruna: e como foi que ficou sem a gincana?
Daiana: Normal, porque a gente fazia pra ajudar, porque tem gente que precisava mesmo, teve gente que fez abaixo-assinado, vamos reclamar com a Socorro mas não acabou em nada. a maioria queria a gincana por causa da nota pra poder passar.
Bruna: E porque vocês acham que não teve gincana?
Marcelino: ta relacionado com a falta de atitude da maioria dos alunos com relação a gincana, teve muita displicência.
Bruna: tem um tema?
Amanda: a gente teve trabalho sobre os anos, desde os anos 20 aos anos 2000, ai a gente pegou o ano 60, a dança a música, a gente tinha que aprender a cultura de antes e comparar a cultura de antes com a de agora como e que ta essa modificação.
Marcelino: porque o tema do ano passado foi revoluções. ai tudo tinha que ser relacionado as revoluções, as apresentações artísticas.
Bruna: é só apresentação artística?
Marcelino: Não, tem competição esportiva e intelectual.
Amanda: tem arrecadação de alimentos…. ano passado só na competição intelectual teve jogos matemáticos, teve raciocínio e lógica, e teve jogo de linguá portuguesa que a pessoa tinha uma palavra e tinha que dar um sinônimo pra ela, e eram palavras menos usadas no dia a dia ai. ai cada um podia se encaixar no que achava melhor, naquilo que ele queria fazer.
Bruna: era por turma ou se juntava com outras turmas?
Amanda: era três turmas, de manha tarde e noite.
Marcelino: era sorteio.
Amanda: põe todas as salas num papel e o líder vai tirando as salas que ele vai ficar.
Anderson: E a comunidade, eles participam dos projetos?
Amanda: A gente participa bastante dos sábados, porque são cursos extra e dão bastante oportunidade pra gente e eu acho que boa parte do liceu participa
Bruna: o colégio fica todos os dias abertos?
Amanda: eu acho que eles fecham no domingo?
Bruna: e sábado eles ficam o dia inteiro aberto?
Amanda:é, quase o dia todo.
Bruna: aqui não tem capoeira, dança..?
Amanda: antes tinha, karatê, capoeira, muay tai
Marcelino: tinha ginástica
Amanda: tinha ginástica olímpica e ia começar um projeto de dança na vila olímpica
Marcelino: começou..
Amanda: nossa professora de educação física que começava esses trabalhos ela ficava toda empolgada mas ocorreu algum problema com a vila olímpica e os projetos não são mais postos em execução porque o liceu não tem uma quadra exportiva.
Bruna: e como é que vocês vem os laboratórios?
Amanda: ai são superlegais..
Bruna: vocês usam?
Amanda: A gente usa porque assim, tem escola do ensino médio que você não encontra laboratório…. os professores daqui levam a gente pra fazer pesquisa em campo mas sempre com um certo cuidado e rigor..
Marcelino: Os laboratórios são muito interessantes, principalmente o de química.
Bruna: e tem material pra todo mundo?
Marcelino: tem, e eles são muito organizados porque as salas não são tao grandes ai eles dividem a sala ate determinado número de aluns pra também não ter acidentes.
Bruna: vocês tem jaleco, luvas….?
Marcelino: isso tinha muito no curso de química oferecido no sábado..
Amanda: no geral eles não deixam a gente mexer nos elementos químicos, eles mesmos mechem em aula, porque tem determinados assuntos como " ácido e base" que eles não deixam a gente mexer porque são elementos corrosivos é mais pra segurança da gente, é mais pra monitor.
Bruna: e tem monitor?
Todos: tem
Amanda: quando a gente vai pra aula no laboratório a gente percebe duas ou três pessoas que não são das nossas salas que ficam observando a gente pra ver se a gente não meche em alguma coisa que não deveríamos mexer, eles levam a segurança bastante a sério.
Bruna: ai tem laboratório de química..o que mais?
Marcelino: física, biologia e informática.
Bruna: e os de informática vocês usam?
Marcelino: fica aberto no intervalo
Daiana: são três laboratórios disponíveis pros alunos e outro que os professores podem reservar pra aula..
Bruna: e a internet, tem acesso?
Todos: sim, tem
Bruna: eu acho que não é todos os alunos que sabem que esses laboratórios são abertos sabia?
Todos: é..

Nenhum comentário:

Postar um comentário